Hoje um estranho salvou meu dia

Oie!

Gente a Tpm me pegou e ontem o dia começou com grandes emoções…  a V. acordou com a corda toda, agora ela forma muitas frases e é sempre emocionante e divertido. Ao mesmo tempo, sempre quando pinta uma novidade fico imaginando como a minha mãe ficaria feliz de assistir isso de perto. Quem acompanha o blog talvez já tenha lido em algum post que ela faleceu ano passado.

Bem, eu sei que pode parecer que estou forçando um sofrimento, mas é inevitável e mãe é mãe né? Quando acontece algo super bacana ou nada bacana é a primeira pessoa que eu gostaria de ligar e compartilhar.

Ok, tirei o dia para resolver uns pepinos e as coisas não deram muito certo (poxa!!), ainda tive que escutar umas besteiras e  no fim fiquei com um sentimento de dia perdido e mega arrependida por não ter ficado trabalhando no meu projeto. Acho que preciso voltar a me colocar em primeiro  (ok, segundo) plano na minha vida.

Para falar a verdade acho que vocês não estão entendendo nada né? Mas como tudo deu errado ontem, fiquei  pensando em como estaria a minha vida se a minha mami estivesse por aqui. Quando estava grávida eu e a a minha mãe planejávamos contratar uma baba para ajudar a cuidar da V. enquanto eu estivesse trabalhando. Minha mãe era professora e tradutora e tinha um escritório em casa e esse era o nosso plano até a V. completar 1 ano, depois seria meio período na escola e o restante na minha mãe.

Planos dourados que não foram possíveis, quando a V. estava com 2 meses minha mãe descobriu que estava com câncer e depois de 7 meses faleceu. Nesse período eu estava amamentando  e foi um caos total. A Dinda ajudava a cuidar dela, marido trabalhando, enquanto isso pedi demissão e ficava no hospital e fomos tocando a vida. É claro que amamentei super pouco porque meu leite foi “secando” devido a falta de estimulo. Se alguém por aqui está passando por algum problema parecido o que eu posso dizer é que não me arrependo nem um pouco e se tivesse outra oportunidade faria muito mais. A V. está aqui saudável e sobreviveu a minha ausência nos primeiros meses de vida.

Agora focando na questão dos meus pensamentos e sentimentos de hoje… o que posso dizer é que rola um conflito entre muitas mulheres entre retomar a vida, ou melhor, não parar as atividades ou de simplesmente jogar tudo para o alto e  dedicar todo o tempo para aquele ser dependente que “precisa” da mãe.

Eu (infelizmente) não tenho a “receita do bolo”, mas acho que no fundo todo mundo sabe qual é a melhor decisão. Tenho uma amiga grávida de 7 meses que já está procurando babá e escola porque sabe que quer e precisa voltar a trabalhar depois dos 4 meses. Se ela me dissesse isso ano passado eu acharia uma loucura, mas hoje compreendo e respeito a decisão.

Eu sinto falta de trabalhar e sei que tem gente que pode me achar maluca e que daria tudo para estar no meu lugar, mas não é fácil tocar uma casa com um baby. Não me interpretem mal, hoje é só um “bad day” e diga-se de passagem que minha vida é ótima e me sinto até culpada em me sentir assim. Mas sinto saudades s-i-m de ter mais tempo para mim. Não pensem que isso é draminha de comercial de margarina, eu amo muito a minha filha!

Meu dia é mais ou menos assim: acordo e me arrumo, preparo a mamadeira e acordo a V., troco fralda, roupa, arrumo o lanche da escola, fazemos alguma atividades em casa ou fora, lanche da manhã, almoço, transito, escola, transito, às vezes volto para casa e arrumo a bagunça e aí começo a trabalhar no meu novo projeto, às vezes fico em algum café com internet, penso na janta, busco a V. na escola, transito, janta, louça, banho, mamadeira, brincadeiras e cama. Parece assustador? Posso garantir que é divertido e as vezes difícil. Muitas vezes saímos totalmente da rotina e é delicioso! No momento o marido tá bem envolvido com uns projetos no trabalho e ontem fiquei tentando contar quantas horas do dia sobram efetivamente para mim.

No próximo ano quero me dedicar e engrenar minhas atividades de vez e já vou começar a pesquisar a possibilidade da V. ficar alguns dias período integral ou alguma outra saída.

Bem, depois dessas coisas todas passarem na minha cabeça fui buscar a V. na escola e resolvi levar ela no parquinho e foi aí que conheci o “pai da Marina”. Sabe aqueles papos de mãe para mãe que rolam em um fraldário, play, fila de supermercado? Pois não é que algum anjo da guarda me mandou o “pai da Marina” que vendo a V. com quase um ano de diferença da filha dele chegou a conclusão que o tempo passa muito rápido e que temos que aproveitar muito nossos babies porque eles deixam de ser pequeninos rapidamente. É clarooooo que eu já sabia disso, mas depois de um dia emocionalmente conturbado foi ótimo ser elogiada e o coitado do “pai da Marina” não me falou nada de mais, só fez o favor de me conectar com o mundo valorizando o momento e as minhas escolhas.

IMG_3401

E assim… fiquei aproveitando o parquinho com a V. cheia de lágrimas nos olhos. O mais engraçado é que não dá mais para chorar e disfarçar porque ela logo diz: “a mamãe tá chorando? fez dodói? tá tiste? (é assim mesmo que ela fala)” uma figura que eu amo muito!!

Sorry pessoal, hoje não tem imagens bonitinhas da Minnie :) Bjs!

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Hoje um estranho salvou meu dia

  1. Priscilla

    …e vc diz ainda que não trabalha Chi…ser mãe é o teu projeto mais valioso…mais gratificante…acompanhar de perto sua pequena…poder dar educação integral, vai fazer toda a diferença na vida dela… doçura.. criança privilegiada…amada por uma mãe… o que mais tem por ai são crianças carentes de atenção, estressadas… largadas… Passa rápido… e tem mais se temos uma expectativa de vida de vai “90 anos”..o que são alguns anos para se dedicar a educação e criação de uma filha??? Claro que em muitos casos, muitas mães não podem, financeiramente… Mas já vi mães que podem e mesmo assim optam por trabalhar…! Já me culpei muito por “não conseguir” trabalhar… na verdade parece que “todos” te cobram por isso, principalmente algumas mães que trabalham, mas cada caso é um caso… Hoje eu sei que trabalho sim..trabalho para poder estruturar a vida da minha filha, dar a melhor educação, atenção, fazer a diferença na vida dela e ser o suporte para meu marido e me sinto bem e sou muitoo feliz por poder me dedicar a eles!! Tenho certeza que muitas mães sofrem por não poder fazer isso… A Rafa vai fazer 4 anos e vejo o quanto a minha escolha de não “larga-lá”, estão fazendo a diferença na vida dela… ela está se tornando uma menina cercada de amor e orientação, educação… que não sei se teria tanta paciência, tempo, se estivesse no trabalho..não sei… Com certeza a V. vai te recompensar muito no futuro… é nesta fase que moldamos a personalidade da criança que vai refletir na vida dela toda… eu me identifiquei muito com seu post..mais sabe de uma coisa…sempre trabalhei desde os 16 anos..hoje tenho 32 e faz 4 anos que me dedico a minha filha e quando acho que posso voltar a trabalhar olho pra ela e penso: ‘Passa tão rápido… ela é meu melhor “trabalho”. Há! bjinhosss #CapemDiem #Desabafo :)

    • Chiara

      Ai Pri, amei! Acho que eu mesma me cobro sabe? Talvez por me sentir cobrada…tTem dias que entro em crise e ontem definitivamente foi um “bad day”, mas compartilho da sua opinião e muito obrigada por passar por aqui e deixar seu recado. Bjs!

Deixe um comentário

