Rotinas de Beleza – grávidas II

Image

Olá!! Já faz um tempinho que publiquei aqui a I parte do post Rotinas de Beleza para grávidas e fiquei devendo a II parte que é mais relacionada com a estética.  Sendo assim, resolvi dar uma pesquisada e encontrei algumas sugestões e alternativas já que durante a gestação temos que evitar alguns procedimentos e sempre rola uma dúvida do que pode ou não prejudicar o baby ( aiiiii #vidadegravida!). Fique atenta e vale esperar alguns meses para voltar a rotina, afinal a gravidez por conta própria nos transforma em seres lindo e iluminados. Ops! Eu sei que tem gente que se acha horrível na gravidez, outras ficam mega inchadas, mas eu particularmente (rss), me amava gravida e sou do tipo que sempre dá uma espiadinha nas grávidas pela rua porque acho encantador carregar um baby na barriga.

Para esclarecer algumas dúvidas das futuras mamães, o Guia do Bebê (ótimo site para grávidas, mães & pais) realizou pesquisas e consultou alguns especialistas.

Para os temas abaixo foi consultada a fisioterapeuta Dr. Cláudia de Oliveira,   docente da Universidade Santa Cecília, em Santos – SP.

Massagens e drenagens linfáticas

Existem dois tipos de massagens que podem ser feitas em gestantes: Massagem clássica, para relaxamento e drenagem linfática manual.

Ambos estilos só são indicados se realizados por profissionais especializados em obstetrícia.

A massagem clássica possui diversos benefícios para a gestante, melhora a ansiedade, o humor, aumenta a qualidade do sono, diminui dores lombares, as complicações na hora do parto e na recuperação pós-parto.

A drenagem linfática tem como maior objetivo diminuir a retenção de líquidos, normalmente imposta pela gestação. Mas, deve-se tomar cuidado com variações na pressão arterial da mamãe. Para realizar um procedimento seguro para mamãe e bebê, o profissional deve medir a pressão antes de iniciar a massagem.

Para os temas abaixo utilizamos como fontes de pesquisa a ANVISA e os fabricantes dos produtos.

Alisamento de Cabelo

Existe disponível no mercado um produto chamado Equalize, da marca Ponto 9 que promete o alisamento sem os agentes químicos como o formol. Esse produto utiliza a técnica de redução de volume.

Antissépticos Bucais (enxaguante bucal)

Os antissépticos bucais não são contraindicados na gestação.  Mas, estes produtos normalmente são substâncias alcoólicas, por isso não devem ser engolidos, são feitos apenas para o enxágue bucal.

Para o tema abaixo foi consultado o Dr. Ruy Duarte de Almeida, chefe do Departamento de Dermatologia do Hospital Ana Costa de Santos-SP.

Selagem do Cabelo

O uso da selagem térmica é baseado no colágeno, na elastina e aplicado a princípio somente no fio do cabelo, portanto, pelas informações disponíveis, não deve ser absorvido pelo organismo e poderá ser realizado durante a gestação. Porém, como medida de segurança, é aconselhável evitar no primeiro trimestre da gravidez, e ainda observar se os fabricantes dos produtos não advertem sobre riscos do uso na gravidez.

Para o tema abaixo foi consultado o Dr. Jorge Rezende da maternidade da Santa Casa de Misericórdia do Rio do Janeiro.

Profissionais de Beleza (cabeleireiros)

Fica muito difícil medir a exposição de uma profissional a substâncias como amônia e guanidina, mesmo com proteção. Certamente, a inalação dos vapores dos produtos acontece. O melhor a se fazer no caso de cabeleireiras é evitar o contato pelo menos no 1° trimestre da gravidez.

Gostaram? Eu amei essas dicas do site Guia do Bebê , até a próxima… Bjs!!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Rotinas de Beleza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s