É possível engravidar fora do período fértil?

Quando você começar a tentar engravidar ou pretende evitar a gravidez, inevitável Image dar uma espiadinha no google com as palavras mágicas “período fértil” ou questionar a ginecologista sobre o tema. Eu particularmente sempre tive um ciclo super regular e também consigo identificar facilmente o meu período fértil devido a alguns sintomas. A Valentina não foi uma gravidez programada, mas também não foi evitada. Eu já tinha abandonado a pílula, mas sempre me cuidava e ficava atenta ao período fértil. Bem, foi no susto/descuido mesmo, eu quando descobri já estava com 6 semanas, mas a próxima (ops! Tá difícil de tomar coragem :() eu quero programar e passar por essa experiência da “expectativa”. Tipo… ficar esperando ansiosamente para ver se a menstruação vem ou não e curtir a gravidez desde os primeiros dias.

Que o período fértil é o período em que existem mais probabilidades em engravidar já sabemos, mas será possível engravidar fora dele?

Image

O site Gravidas Online traz um artigo sobre o assunto e explica que:

“O período fértil feminino ocorre por volta do 14º dia, contando a partir do primeiro dia de menstruação. Num ciclo normal o pico de período fértil ocorre ao 14º dia, a contar do primeiro dia do aparecimento da menstruação, nos ciclos irregulares, deve subtrair 18 dias, ao ciclo mais curto, e 11 dias, ao ciclo mais longo.

Num ciclo normal, o período ocorre entre o 11º e o 17º dia do ciclo, a contar a partir do primeiro dia da menstruação.

14 dias antes da próxima menstruação, quando pelo menos um dos óvulos já encontra-se suficientemente maduro, quando a mulher ovula, lança seu óvulo para as trompas e o ovário começa a produzir um novo hormônio, a progesterona, que serve para dar ao útero os nutrientes e circulação de sangue, necessários para receber um novo ser.

Durante o período fértil o corpo da mulher sofre algumas alterações, dá-se um aumento da temperatura basal, um leve aumento da temperatura corporal, de 0.5 a 1º C, uma modificação do muco vaginal, tornando-se mais espesso e elástico. Também pode acontecer algum desconforto e dor e aumento do apetite

Apesar de serem raros os casos, existe a probabilidade de a mulher engravidar fora do período fértil, isto acontece quando o espermatozóide sobrevive dentro do trato genital da mulher por mais tempo sem sofrer danos. Para que exista uma gravidez é necessário que exista um óvulo pronto a ser fecundado, o que acontece no período fértil. Pode acontecer uma gravidez fora do período fértil quando a mulher, por algum motivo, têm uma ovulação extra devido a certos fatores como descarga de adrenalina.”

Por essa eu não esperava (rssss), vamos ficar atentas por aqui, bjs!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Gravidez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s