Colo do útero x Risco de parto prematuro

Olá!

Se vc entrou no blog e está lendo esse post aleatoriamente ótimo, mas se você achou esse post como busca no google tenho algo para dizer: “Fique calma porque existe luz no fim do túnel”.

Ok, vamos começar: fiquei grávida pelo método tradicional e tudo corria bem até o ultra-som morfológico.  Hummm, quem já ficou grávida sabe o ultra-som morfológico é um estresse, no sentido da expectativa,  porque ele revela má formações,  síndromes e possíveis problemas que o baby possa ter. Então, é claro que eu, como todas vocês, estava mega tensa nesse dia e tudo corria bem até que a médica disse: “querida seu colo do útero está irregular, vamos fazer um ultra-som intra-vaginal para que eu  possa te examinar melhor” I-m-a-g-i-n-a a minha cara do tipo “o que está acontecendo?!” e aí a médica constatou que meu colo com 20 semana estava com 26mm (o normal para essa idade gestacional seria + ou – 37mm ate 60mm). Ou seja, eu estava fora dos padrões  que a medicina considera “normal”. As pesquisas mostram que quando o colo do útero tem dimensões inferiores a 25 mm entre a 16ª e a 18ª semana de gravidez, o risco de parto prematuro aumenta três vezes.

Bem, nessa hora vocês podem imaginar o meu desespero porque quando perguntei para a médica o que significava ela respondeu  “isso significa que provavelmente você terá um partoe prematuro e deve ir para casa, ficar de repouso até que sua medica lhe de as instruções de como proceder”. Bem, eu surtei e me acabei de chorar, minha mãe me acalmou, comecei minha busca incansável pela internet e comecei a me apavorar porque todo mundo faz relato negativo, mas quando da tudo certo ninguém lembra de postar (ai, ai, ai!). Eu poderia escrever um texto enorme de como me senti, mas vou poupar vocês. Resumidamente me senti mega incompetente naquele momento e o pior!!! Sabem o termo que usam para dar nome aos bois? Incompetência istmo-cervical…. (ahhhh!), não tem como não se sentir incompetente né?

Tem simmm! independente do nome, incompetência cervical, afinamento ou , apagamento do colo do útero fique calma e siga todas, mas todas as instruções de seu médico porque cada caso é uma caso, a medicina tem suas referências, mas cada organismo reage de forma diferente.

Tratamento:

* No meu caso o tratamento foi repouso, não precisava ficar deitada o dia todo, mas nos primeiros meses seguintes ao diagnostico eu praticamente (juro) contava meus passos. Sou do tipo que não para dentro de casa e sempre encontro alguma coisinha para organizar,  então rolava uma inquietação, dirigir e sexo nem pensar e a solução era focar no repouso (sabia que em alguns casos extremos a gestante fica internada no hospital com a cama bem inclinada, do tipo pernas para o alto);

* Todo dia eu tinha que aplicar uma cápsula de Utrogestam intra-vaginal (detalhe é que na bula dizia: Utrogestan® via vaginal é indicado também na implantação do embrião e manutenção da gravidez durante o primeiro trimestre (e eu já estava no quinto mês.. lá, lá, lá.. tensão);

* Muita água (nem me lembro porque, mas minha médica exigiu);

* Todo mês eu tinha que fazer um ultra-som para monitorar a medida do colo do útero (o bommm é que eu espiava a Valentina com mais frequência);

* Com 30 semanas fiquei internada 48hs para aplicação de corticoide para acelerar o amadurecimento do pulmão da Valentina.

Ah! a empresa que eu trabalhava na época foi mega compreensiva o que possibilitou que eu não entrasse na pericia e a solução foi meio período na empresa e o outro em casa. O maridex tinha que me levar e buscar, olha foi uma função!! E acho que se fosse hoje eu teria optado por entrar na pericia porque rolava uma rádio corredor na empresa e acho que ate hoje muita gente não entendeu de fato o meu problema e a gravidade dele. Fiz muitas compras online para a Valentina e 90% do enxoval foi comprado nos EUA por amigas :)))

Resultado:

Bem, deu tudo certo! Minha médica ficou super feliz e eu também, mesmo sabendo que hoje em dia os recursos para bebês prematuros são ótimos tentamos fazer de tudo para evitar. Em nenhum momento tive sangramento e depois da 30 semanas dei uma boa relaxada, mas continuei no esquema de repouso parcial. O final foi  felizzz porque a Valentina nasceu com 39 semanas :) A parte chata é que a próxima gravidez provavelmente vou ter que costurar o colo do útero  (cerclagem) com  13 semanas, aplicar o Utrogestam novamente, repouso.. etc, etc, então eu penso muito em programar muito bem essa gravidez e não posso demorar muito porque acho que já estou desistindo :(

Como eu disse no inicio desse post, se você encontrou essa publicação porque tem o mesmo problema e estava buscando uma luz… espero que tenha ajudado de alguma forma vocês terem esperança e estou aqui para responder qualquer comentário ok?

Bjs!!

4 Comentários

Arquivado em Gravidez

4 Respostas para “Colo do útero x Risco de parto prematuro

  1. Pingback: Bebês Prematuros | Mais Que Mães

  2. Marcela Villares Magalhães

    Nossa a primeira vez que eu vi comentários positivos.
    Descobri essa semana que estou com esse “treco”, apesar de eu já ter dois filhos super saudáveis, essa gravidez está bem diferente.
    Vou fazer o ultrassom morfológico segunda feira, nesse período o médico pediu repouso. Mas esse psicológico abalado é complicado de lidar.
    Vamos ver como vai ser!

  3. Milena

    Fiquei muito feliz ao ler a sua história porque estou vivendo uma situação semelhante com a minha gravidez. Estou com 26 semanas e ontem realizei a consulta pre natal por conta de contrações indolores que vinha sentindo. A ultra transvaginal mostrou um encurtamento do colo de 26mm, mas graças a Deus sem dilatação alguma. Agora estou de repouso absoluto e usando ultrogestan. Não tenho saído da cama pra nada; exceto ir ao banheiro e a cozinha. Estou torcendo pra que possamos chegar pelo menos as 34 semanas. Tenho muita fe que vamos chegar lá. Também quero um final feliz.

    • Chiara

      Vai dar tudo certo Milena! No começo é tudo muito assustador e só de pensar que algo possa dar errado dá um nó na nossa cabeça, mas agora com o repouso e medicação vc vai ganhando confiança e nos próximos exames já vai ver os resultados positivos da sua dedicação. Força! Estamos aqui, bjs!

Deixe um comentário

