Brincadeiras Sensoriais

BRINCADEIRAS SENSORIAKJIS

Algumas linhas de pedagogia falam sobre a importância das brincadeiras sensoriais, em que estimulamos a visão, o tato, o olfato, o paladar, a visão. Eu li em algum lugar que a Maria Montessori (tô numa tendência Montessoriana, néam?) dizia que o desenvolvimento da inteligência passa pelas mãos. Com isso em mente, abri um saquinho de macarrão de letrinhas, coloquei um pouco em um pote e deixei a Alis fazer bagunça à vontade. O pai dela, super avesso a desarrumações e sujeira, quase surtou, mas ela ficou feliz da vida… e, bom, é isso que importa. A sujeira a gente limpa depois.

Image

Ela tava mega engraçada, ficava impressionada com a “cacaca” e falava isso sem parar. Ela chamava o pai pra ver a cacaca, olhava pra mim e caía na risada, tentou comer macarrão cru, jogou no chão, tentou comer de novo. Foi legal, foi legal ver a Alis bem solta, mexendo com algo que normalmente seria proibido, mesmo porque eu não acho esteticamente agradável ver milhares de letrinhas de macarrão espalhadas pela casa. E olha… as letrinhas tem um poder mágico. Fizemos a atividade na cozinha e eu encontrei macarrão no meu quarto, na varanda, no meu sapato e, CLARO, na fralda da Alis. Centenas. Umas 10 vezes o alfabeto. Mas beleza, faz parte.

Tá, e seguem outras ideias de brincadeiras sensoriais (no modo indoor – acho que no verão dá pra ser mais “molhada” a atividade):

– Bacia cheia de macarrão tipo farfalle, que tem um formato diferente

– Bacia de arroz com feijão para diferenciar bem as cores

– Bacia de milho de pipoca

2 Comentários

Arquivado em Desenvolvimento Infantil

2 Respostas para “Brincadeiras Sensoriais

  1. Chiara

    Adorei!! Vou testar as sugestões com a Valentina e depois compartilho a experiência :)

  2. Pingback: Aproveitando as férias | "Mãerinheira" de Primeira Viagem

Deixe um comentário

