Mama’s little helper

Vestida de vermelho, charmosinha e colaborativa, descobri na minha pequena uma ajudante de cozinha. Ontem, como eu disse no antepenúltimo post (complexo), tivemos pediatra. A doutora me disse que peixe é um excelente alimento para ajudar na produção de leite materno. Lá fui eu comprar peixe e camarão para fazer um pequeno banquete para a minha filha que, por tabela, come o que eu como. Eu curto cozinhar, mas não sou uma exímia chef, não mesmo. Eu faço um bolo razoável, sei flambar a carne do estrogonofe, me jogo num feijão e tal, mas peixe foi a primeira vez.

Minha ajudante de cozinha supervisionando o descongelamento do camarão

O processo foi todo intuitivo, não segui receitas. Aliás, eu tenho esse problema. Eu compro livros de receita, anoto receitas da internet, pego indicações com exímios cozinheiros (tenho uma prima, a Estela, que faz milagres na cozinha), mas não sigo nada, nem as medidas nem os temperos. Eu improviso, substituo, “sigo meu coração”. Pois bem… a minha primeira experiência com peixe foi assim. Usei sal, azeite de oliva, limão e leite de coco e deu. Cortei umas batatinhas, uma cebola e uns tomates, distribuí pela fôrma e apostei na minha sorte. Primeiro problema: coloquei leite de coco demais, então o peixe demorou uma hora e meia pra secar, mas ficou delicioso!

Nota de apresentação: 0. Nota de sabor: 7,5, o que é bom para a primeira vez com peixe, né?

Molho meio que não tem segredo, né? Cebola (AMO! A doutora disse que eu devo comer pouca cebola para evitar que a minha filha tenha cólica, mas desde os 15 anos eu tenho tara por picar cebola…), tomate, camarão, sal e três temperinhos mágicos: orégano, cheiro verde e noz moscada. Na finalização, e só porque a minha filha pediu, acrescentei milho, que ela ama, e leite de coco (adoooro, me lembra culinária indiana).

Noz moscada, cheiro verde e orégano

Mãaaae, não esquece o milho!

E voilá! 12 mil horas depois, porque o processo foi interrompido um zilhão de vezes para que eu pudesse amamentar a minha ajudante colaborativa (ela tem o seu preço!), ficou pronto meu primeiro almoço mais elaborado desde que a pequena nasceu. Eu venho cozinhando direto, mas é uma culinária bem preguiçosa, de quem faz as coisas olhando para o relógio ou para a babá eletrônica. Agora que descobri que a pequena curte me acompanhar (fico cantando pra ela o tempo inteiro… e olha que eu canto mal!) posso agilizar almoços mais interessantes. … Ainda dou conta de lavar a roupa, a louça, blogar, checar facebook com uma frequência assustadora, ler livros e assistir a várias séries na TV. Surileia Mãe Monstrinho, alguém conhece? Sinto-me estranhamente conectada a ela…

Voilá! Almoço saudável-que-ajuda-na-produção-de-leite-materno

Confissão: não toquei na salada… não vai ser assim que vou perder os quilos a mais que ficaram depois da gravidez. Mas vamo que vamo que essa é outra luta!

Fato: um prato sem salada!

Deixe um comentário

Arquivado em Alimentação & Saúde

Deixe um comentário

